Dúvidas Frequentes
Posso usar uma fonte com corrente (amperagem) maior que a corrente especificada para o meu notebook?
Usar uma fonte de alimentação com uma corrente nominal (amperagem) maior do que a especificada para o seu notebook geralmente não é um problema. Na verdade, é até recomendável, pois isso significa que a fonte de alimentação pode fornecer mais corrente do que o necessário, o que pode ser útil em situações de alta demanda de energia, como carregar a bateria enquanto o notebook está em uso intensivo.
No entanto, é importante garantir que a tensão de saída da fonte de alimentação seja a mesma que a especificada para o seu notebook. Usar uma fonte com tensão diferente da especificada pode causar danos ao seu notebook.
Portanto, se você estiver considerando usar uma fonte de alimentação com corrente nominal maior do que a original, verifique se a tensão de saída é a mesma e se o conector/plug é compatível com o seu notebook.
Como posso deixar o meu notebook mais rápido?
Existem muitas formas de melhorar o desempenho de um notebook, mas aquela que apresenta o maior e mais duradouro benefício é a substituição do HD do seu notebook por um SSD.
Tanto o SSD quanto o HD desempenham a mesma função dentro de um notebook, a de armazenar todos os seus arquivos, porém o funcionamento e a tecnologia por trás dessas duas peças são completamente diferentes. Enquanto o HD é uma tecnologia antiga e lenta, tornando-se o gargalo de todos os computadores que, de fábrica, vêm com um, o SSD é rápido, com velocidade consistente, silencioso e durável.
Outra opção interessante é aumentar a quantidade de memória RAM disponível, pois isso permitirá que o sistema execute mais aplicativos simultaneamente sem diminuir a velocidade e começar a travar.
Como escolher o SSD ideal para o meu notebook/computador?
Existem dois tipos principais de SSD disponíveis no mercado e saber escolher aquele que se melhor se encaixa em sua situação é muito importante, pois nem todos necessariamente serão compatíveis com o seu notebook/computador.
O mais popular é o SSD SATA. Ele tem compatibilidade com a maioria dos notebooks e computadores, pois utiliza a mesma conexão do HD convencional do seu notebook/computador, chamada de conexão ou protocolo SATA, por isso o nome.
Anos depois do lançamento do SSD SATA surgiu o SSD M.2, mantendo o propósito original do SSD SATA, o de deixar o computador mais rápido, mas em um novo formato, menor e que não mais utiliza a conexão SATA que o seu antecessor utilizava, fazendo com que o comprador pudesse manter o seu HD antigo enquanto acrescentava esse novo SSD.
Entretanto, SSD M.2 não são todos iguais, pois existe variação na tecnologia por trás dele, o que chamamos de protocolo de comunicação. O mais conhecido atualmente é o padrão NVME ou PCIe, que possui velocidade muitas vezes maior que o SSD SATA convencional. O outro padrão é conhecido como M.2 SATA ou M.2 NGFF que, apesar de dispor do formato M.2, mantinha a velocidade de um SSD SATA convencional, por isso manteve o legado de seu nome.
Caso a placa mãe de seu notebook/computador possua a conexão M.2, é importante saber identificar se essa conexão utiliza o protocolo de comunicação NVME ou SATA, pois nem toda conexão M.2 é compatível com esses dois protocolos. Algumas placas-mãe possuem a informação gravadas ao lado da própria conexão M.2 enquanto em alguns casos será necessário consultar o manual.